A dor de hoje vai passar e vai dar a você a força que você precisa para enfrentar as batalhas do amanhã.

O sofrimento é o tempo que a gente precisa para que nosso coração aceite aquilo que nossa mente já sabe. De fato, ninguém padece à toa.

A dor tem um papel divino e crucial na evolução do mundo. Porque, na maioria das vezes, é só ela que nos traz o verdadeiro aprendizado.

A tristeza leva a gente para de baixo da terra, mas não nos enterra, planta-nos. E, então, renascemos.

Quando o sofrimento aparecer não desanime porque ele veio por uma dessas razões:

  1. Ter ação

A dor pode ser tanta ao ponto de nos fazer tomar uma atitude drástica, mas muito necessária. Uma mudança profunda sobre nossa vida, nosso comportamento e até sobre nossa relação com os outros.

Chega uma hora que o nó aperta tanto que a dor nos faz cortá-lo.

  1. Desapego

Quando perdemos algo podemos descobrir que aquilo não era tão importante e nos livrar de um apego ou, até mesmo, uma obsessão que nos fazia muito mal.

Certamente vai doer até aprendermos a viver sem, mas, depois, a sensação da liberdade de desbravar novos caminhos é sensacional.

  1. Amadurecer

Às vezes as pessoas falam, nos alertam e a não damos ouvidos até que: pimba! Colhemos aquelas consequências que esperávamos nos safar.

E dói muito, porém, é esse sofrimento que nos faz entender todos os conselhos que nos foram dados anteriormente e, então, amadurecer.

  1. Humanizar-se

Ter empatia é uma tarefa difícil, pois é complicado estar no lugar do outro, entender o que os fatos representam e como as pessoas os sentem.

Mas quando sofremos o mesmo golpe somos capazes de compreender e nos simpatizar com a dor alheia. E isso é ser humano.

  1. Fazer partir

Muitas vezes, quando começamos a ter problemas em determinado lugar, são os anjos nos mandando recado de que é hora de partir.

Pode ser um emprego, um relacionamento, e até uma cidade. Queremos nos livrar daquele sofrimento e, então, partimos em direção à felicidade que desconhecíamos.

  1. Valorizar a paz

A paz de quem nunca sentiu dor é monótona e pode se tornar até depressiva. Por outro lado, quando já perdemos muito pelo caminho, o empate tem sabor de vitória e o nosso coração fica muito mais grato com as pequenas dádivas da vida.

E esse é o grande segredo da felicidade.

  1. Mudar um comportamento

Existem certos comportamentos negativos que insistimos em manter até que nos causem uma dor profunda. Neste caso, o papel do sofrimento é a conscientização de que mais do que mudar, é preciso evoluir a alma e nos tornarmos melhores seres humanos.

Sim, a dor é capaz de nos levar ao paraíso, desde que enfrentada. Porque se não somos capazes de lidar com o sofrimento podemos nos tornar vitimistas, irritadiços e infelizes.

Desta forma quando for inevitável, receba a dor de braços abertos e deixe que sua verdadeira alma alegre a queime. Superar é viver o luto em vez da frustração.

Porque só assim seu espírito evolui e você se transforma na pessoa incrível que o Universo sempre conspirou e inspirou a florescer. Acredite.

Texto desenvolvido para o site inspirandoluz.com.br. Compartilhe o link à vontade.  Publicações em outros sites somente com autorização prévia. Grato pela compreensão.