O homem mais importante da vida de qualquer pessoa é o pai. Primeiro pela ideia de concepção da vida. Sem ele não nasceríamos. Segundo pela proteção e suporte na mais tenra idade, onde somos incapazes de viver por nós mesmos. E essa conjectura de vida faz com que criemos esse laço fortíssimo. E, por isso, ser amado e reconhecido pela figura paterna é vital para a nossa sobrevivência e para a forma como vamos encarar o mundo desde a infância.

Não adianta usar a desculpa do duro trabalho para sustentar a casa.

Nenhum filho pediu para nascer, portanto não é um favor provê-lo da melhor maneira possível. Nem obrigação. É amor, proteção, zelo.

Qualquer conceito machista também não serve, porque, mesmo tendo nascido homem, um filho necessita de carinho e afeto para desenvolver uma autoestima forte e uma personalidade tranquila e agradável.

Quando um pai evita de dizer “eu te amo”, seja por orgulho ou vergonha, ele pode mandar diferentes mensagens para a criança como a ideia de uma competição dentro de uma relação que deveria ser de amor incondicional. Segurar amor significa dizer que a outra pessoa não o merece, que se considera muito melhor para se declarar, mesmo que seja o contrário. Por isso, o filho se sente inferior diante do pai e da vida. Por mais coisas que conquiste, nunca se sentirá suficiente porque sua busca eterna será pelo amor do pai. Essa contradição interna pode lhe causar muitos problemas emocionais e ao se relacionar, uma vez que o valor que temos de nós mesmo, vem principalmente do valor recebemos dentro de casa.

Rebeldia, malcriação, desobediência, mau humor, manias negativas podem ser um forte indicador que o filho não consegue ver o amor que os pais sentem. Tenha em mente que mimar e fazer tudo que seu filho deseja, pode ser a forma que um pai encontra de se livrar da culpa por suas falhas e limitações, e qualquer criança sabe ler isso. Porque o amor é um sentimento, não um presente caro ou uma autorização equivocada. Então, quando um filho se comportar mal, antes de dar um castigo, dê amor, de verdade, ensine o correto.

Sim, filhos necessitam de abraços e beijos. Sua atenção e reconhecimento vale ouro para eles.

Não só para criarem autoconfiança, como também para compreenderem qual o caminho certo, que eles têm valor e não estão sozinhos.

A autoridade do pai também é importante, não para medir forças, mas para dizer que existe alguém que o ama tanto que até se impõe para protegê-lo e evitar que seu filho prejudique a si mesmo. Autoridade de pai é orientação, talvez ele faça birra e não entenda conscientemente, mas dentro dele uma fortaleza se erguerá o preparando melhor para a vida. Depois, dê um chamego, um colo e diga “eu te amo”. Brinque com ele um pouco para que entenda que um erro, não o define, principalmente, porque a infância é o momento de tropeços e aprendizagem.

“Ah meu pai nunca me disse eu te amo, mas fez outras coisas por mim”. Fez, sim, mas não o suficiente, porque se ele não é capaz de uma simples expressão de amor, provavelmente, deve ter deixados muitos espaços vazios. Isso não tira todos os méritos de uma paternidade boa, mas pode ser a origem de muitos conflitos internos, embora você não perceba ou não queira enxergar.

Todo filho, mesmo que não aceite, tem a figura do pai como a mais importante da vida. Quando ele é amado, mais do que amar de volta o próprio pai, ele é capaz de se amar muito mais. E esse é o principal objetivo de uma criação. Não apenas receber o retorno em gratidão do filho, mas fazê-lo amar a si mesmo o suficiente para desenvolver-se em uma pessoa incrível e feliz.

Porque um “eu te amo” de um pai, dentro da criança, reverbera como um “eu sou capaz de ser amado.” Então, quando alguma travessura do destino quebrar o coração do seu filho, é a certeza desse amor que sempre irá consertá-lo. E isso faz toda a diferença na vida.

Nosso pai é parte de nós. Quando ele falha, nossa alma se quebra. Quando ele nos ama sem medo, nossa alma se enche de luz.

Texto desenvolvido exclusivamente para o site inspirandoluz.com.br. Publicações não autorizadas em sites ou vídeos comerciais, em forma de texto, vídeo ou imagem, com os devidos créditos ou não, estarão sujeitas à cobrança imediata e aos parâmetros da lei. Imagem pode conter direitos autorais restritos. Grato pela compreensão.