Tenho refletido muito sobre esse mundo dominado pela hipocrisia em que vivemos. Aliás, mundos.

O primeiro, aquele que existe dentro de nós. Nossas verdadeiras aspirações, vontades, desejos. Nosso genuíno jeito de ser.

Por outro lado, existe em paralelo um mundo mais superficial, o social. De padrões inventados, regras estabelecidas, objetivos exigidos pelas aparências.

Um mundo fantasioso ao qual somos “forçados” a pertencer.

Veja bem, a hipocrisia já começa na grande resistência que as pessoas têm à sinceridade. Inclusive, algumas simplesmente desviam a atenção, enquanto outros criam um ódio mortal sobre quem fala a verdade.

Primeiro, porque não querem saber. Inegavelemente, preferem um mundo de ilusões onde podem ser perfeitos e ignorar problemas.

Segundo, porque lhes falta coragem. Na verdade, sentem-se ínfimos em contato com sua própria covardia. Ou seja, prato cheio para um imenso sentimento de revolta em relação a quem consegue expor seus verdadeiros sentimentos.

O mundo da moda

Na mesma lógica, o mundo da moda é uma grande ilusão, triste desilusão. Não entendo que importância tem uma marca de roupa, quando o que a gente veste não define caráter, nem generosidade.

Certamente, você já viu muita gente má usando roupa chique, e outras tantas pessoas do bem usando uma roupa furada.

Às vezes, acho que estar na moda pode ser coisa de quem não está em lugar nenhum. Um vazio encoberto por tecidos.

Um desvalor compensado pela bolsa caríssima, pelo sapato novaiorquino ou um carro importado.

A bem da verdade, as pessoas deveriam usar a roupa que as deixa confortável. Se gosta de uma camisa repita ela milhares de vezes, feliz da vida.

Acredito que quando uma pessoa é rica por dentro, economiza mais em roupas, porque não precisa compensar a frustração de ser quem é.

Por isso, há muita joia verdadeira no pescoço dos falsos e hipócritas.

Hierarquia pessoal no trabalho

Nem sei se é só no Brasil que existe essa hipocrisia hierárquica. Mas aqui, os chefes idolatram a submissão e tratam os subordinados com arrogância.

É neste momento que se mistura de hierarquia profissional com pessoal e as coisas se confundem.

É preciso deixar claro que um chefe toma as decisões que devem ser seguidas no trabalho, mas isso não lhe dá direito de desrespeitar seu funcionário.

Obviamente, não há grau hierárquico que permita destratar o ser humano. Todos somos iguais e merecemos o mesmo respeito.

Ou seja, a necessidade de se trabalhar e ter um sustento não pode quebrar essa ideia nem os bons tratos. Em outras palavras, ninguém deve ser submetido porque precisa sustentar sua família.

As falsas amizades

De certo, algumas amizades são dignas de uma novela. Dependendo do que o interesse representa, a pessoa fala a maior bobagem e ainda será aplaudida em pé. 

É engraçado ver aquela plateia sínica fingindo que acredita, e mais triste ainda é ver o dono do dinheiro, do status ou da oportunidade, acreditando que é gostado de verdade. Todos mergulhados na hipocrisia.

Outras vezes, as pessoas criam uma falsa cumplicidade negativa por pura fraqueza mesmo.

Pois, aterrorizadas em olharem para seus próprios defeitos, juntam-se na panelinha dos fracos para inventar defeitos para os outros. Assim, compactuando com suas verdades de mentira, evitam de se sentirem tão medíocres, mesmo na roda dos medíocres.

Política corrupta

Dá para acreditar que houve anos em que foram desviados do nosso dinheiro 82 bilhões de reais. É BILHÕES mesmo!

Segundo a mídia impressa, inacreditavelmente, esse foi o custo anual da corrupção no Brasil, por muito tempo.

E todo mundo sabia. Também sabe que a grande maioria entra para política, não para administrar um povo, mas para enriquecer ilicitamente.

Então, a gente se sente vivendo uma grande hipocrisia política. Uma realidade ilusória onde a verdade é a que menos aparece. E o interesso do povo é o que menos vale.

O mundo é uma matrix

Um mundo de personalidades falsificadas, de valores invertidos. Uma moda que não serve para nada. Uma política que vai na contramão da sua função de cuidar da sociedade.

Relações de interesses, ódios convenientes e amores inventados. 

A gente se debate, angustia-se, mas encontra nesse mecanismo dantesco do funcionamento do mundo, a resposta para tanta depressão, tantas desistências de vida.

Portanto, não se deixe levar por tanta hipocrisia. Você sabe a verdade e merece viver no mundo real, mesmo que seja só o seu.

Lembre-se: Antes sozinho na verdade, do que rodeado de hipócritas.