Se você se encontra em uma dessas situações em que se sente anulado, agredido ou desrespeitado, chegou a hora de ler esse texto!

Existem momentos que nos sentimos sufocados em uma situação. Ela nos deixa angustiados e tristes. Com o tempo perdemos o sono remoendo pensamentos e afundamos em uma sensação de impotência.

Nossa mente cria uma realidade distorcida onde fica inviável livrar-se do que ou quem nos faz mal. Mas é possível mudar, sim! Podemos reagir e dar um basta em qualquer situação, principalmente:

1- Quando subestimam seu talento no trabalho…

Você chega cedo ou faz horas extras, trabalha duro e bem, dá o seu melhor e não há nenhum reconhecimento. Você fica desestimulado e triste. Mas não deixe que a desvalorização por parte do seu chefe ou de seus colegas lhe faça acreditar que você não é um bom profissional. Pelo contrário, dê um basta! Questione, peça um aumento, recuse horas extras ou procure um novo emprego. Existem milhares de empresas boas de se trabalhar em busca de bons profissionais como você!

2- Quando a família não reconhece seu valor…

Você se preocupa com todos e se esforça para ser melhor sempre, mas seus familiares, os quais deveriam sentir orgulho, não reconhecem todo seu empenho. Ainda te julgam uma pessoa pior do que você realmente é. Isso pode lhe fazer desistir de sonhos e até levar à depressão, porque a família deve ser o porto seguro. Por isso dê um basta. Posicione-se, expresse o que sente. Provavelmente eles se darão conta da pessoa especial que você é. Mas se isso não acontecer, afaste-se para manter seu equilíbrio, pois não é uma obrigação conviver com uma família que não sabe lhe admirar.

3- Quando alguém lhe trata mal…

Seja uma relação amorosa, um colega de trabalho ou um familiar, você merece ser tratado com dignidade, aliás, todos nós merecemos. Então, se alguém lhe direciona rispidez, grosserias e gritos, está na hora do basta! Não me trate assim! Questione a razão para tal comportamento desagradável. Fale como se sente e deixe claro que não vai mais aturar tamanha desconsideração.

4- Quando o assédio acontece…

Todo dia aquela piadinha sem graça ou uma atitude desrespeitosa que invade seu espaço íntimo. Imponha respeito, seja assédio físico, sexual ou moral. Não deixe que a malícia do outro lhe oprima e, principalmente, não se sinta culpada. Ninguém tem o direito de ultrapassar os limites que você impõe. Portanto, expresse sua voz, peça respeito e dê um basta! Se ainda assim não adiantar, denuncie e fique o mais longe possível da pessoa que lhe assedia.

5- Quando existe usufruto do poder…

Muitas pessoas confundem hierarquia profissional com hierarquia pessoal. Então, por estarem em uma posição superior, acabam por veladamente ameaçar sua posição para que você faça aquilo que desejam ou usam tal status para tratarem você do jeito que querem. Mas você é um ser humano de valor e não precisa estar em uma situação como essa. Por isso dê um basta! Busque novas alternativas, o mundo é repleto de pessoas amáveis e de boas oportunidades.

6- Quando lhe enganam…

Mentiras e manipulações parecem atitudes cada vez mais comuns nos dias de hoje. Mas, se você convive com alguém desse tipo, deixe claro que entende o que está acontecendo, que percebe o que a pessoa está tramando. Aponte e argumente contra a mentira trazendo a verdade à tona. Só assim o seu, o nosso mundo se transformará em um lugar mais justo e verdadeiro de se viver.

7- Violência…

Não existe nenhuma situação de violência que valha a pena se submeter. Seja um pai, seja o esposo ou qualquer tipo de violência física, psicológica ou sexual. A única alternativa aqui é o BASTA!

Jamais permita que a situação faça você se sentir tão pequena ao ponto de não conseguir reagir. Procure ajuda, sim, denuncie! A culpa não é sua. Violência é crime!

Portanto, já sabe, se alguém lhe colocar em alguma situação embaraçosa, que lhe desvalorize ou faça você se corromper, a solução é simples…

Basta! Porque você é muito maior do que a ignorância do mundo.

Texto original inspirandoluz.com.br. Compartilhe o link à vontade. Utilização dos nossos artigos em sites/portais ou em vídeos e áudios é permitida, desde que com os devidos créditos ao texto e ao nosso site, de forma clara e visível.  Grato pela compreensão. 

COMENTÁRIOS




Luciano Cazz
Luciano Cazz é formado em Comunicação, também ator e roteirista pela NYFA (New York Film Academy). Além de estudante de Psicanálise. Autor do livro A Tempestade Depois do Arco-íris.