Quantas grandes discussões já se iniciaram por causa de um pequeno comentário?

Tanto no trabalho, quanto nas relações pessoais é necessário e saudável receber críticas. Mas nem todo mundo sabe como.

Sabemos que receber uma contrariedade é incômodo. Fere nosso brio e cutuca nossa autoestima. Não é que a gente não goste de melhorar, mas chateia entender que não fizemos tudo que podíamos, que cometemos um erro ou tivemos um comportamento equivocado. Então, a primeira sensação, quando vem uma crítica, é aquela dorzinha no coração, um sentimento de inadequação. Uma vontade de burlar a realidade para sair desse redemoinho de embaraço. Às vezes, ficamos vermelhos, outras nos ofendemos. Algumas pessoas jogam a crítica de volta, e outras julgam a pessoa que fez a crítica, em vez do ponto de vista. São defesas de um ego ferido.

É claro que nem toda crítica é construtiva. Algumas pessoas fazem para desvalorizar, irritar o outro ou para sentirem-se melhores em relação a elas mesmas ou simplesmente cutucam porque são perversas. Mas há quem realmente queira seu bem.

E diante de tantas limitações que nós temos enquanto seres humanos, a crítica pode ser o acabamento que faltava para a nossa felicidade. Então, abrimos a cabeça para novas ideias, novas atitudes. Agregamos qualidade a tudo que fazemos, melhorando aquilo que nos foi apontado. Uma crítica bem colocada pode nos levar ao sucesso ou nos tirar do fracasso.

Por isso, mesmo que seja uma pessoa de energia negativa que lhe fala, escute, respire fundo e analise se tem fundamento.

É melhor abrir a mente do que ficar na defensiva, iniciano uma discussão sem fim, que estressa à toa.

Para lhe ajudar, aqui vão algumas sugestões de respostas.

1- Obrigado pela preocupação.

Se a crítica é construtiva, você demostra gratidão. Se não é, a sua ironia constrange quem tece o comentário e encerra o assunto sem discussões.

2- Não tinha visto por esse ângulo.

Ás vezes é só isso mesmo. Você pecou por pura distração. Estamos tão acostumados com os nossos padrões que o novo nos pega de surpresa e, então, em vez de nos defendermos com arrogância, abrimos a possibilidade para uma efetiva mudança, que será muito melhor para nós mesmos.

3- Você tem razão.

Esta é difícil, mas deixa claro sua maturidade diante do seu equívoco. E o melhor de tudo é que você sai ganhando porque abandona a ilusão de um acerto para se tornar melhor, ou ter uma vida com mais qualidade.

4- Vou tentar melhorar

Reconhecer que não está fazendo o suficiente ou que ainda pode melhorar é a postura mais humilde diante de uma crítica certeira. Não somos perfeitos, temos milhares de limitações e ser melhor todos os dias é o que dá sentido a nossas vidas.

5- Entendo seu ponto de vista.

Há ocasiões em que opiniões divergentes se assemelham em qualidade porque tanto faz, ou algo que é melhor para o outro talvez não seja para você. Esta resposta deixa claro que você entende isso, que o mundo é feito de ideias diferentes, mas que podem coexistir.

Você respeita a crítica e sutilmente declina sem sentir-se agredido ou ofender o outro.

6- Vou pensar sobre isso

É uma ótima opção, porque muitas vezes quando recebemos uma crítica precisamos de um tempo para digeri-la, para pensar sobre e realmente pesar se ela é adequada, mesmo que depois cheguemos a conclusão de que não.

Portanto, da próxima vez que alguém lhe fizerem um comentário, baixe a guarda. Entenda que é através da análise crítica de nossas posturas e trabalhos que podemos aprimorar qualidade e ser tão bom quanto a gente sempre sonhou em ser, porque nem sempre ver de dentro da situação é ver com clareza.

E como diz o ditado popular:

Critique um tolo e fará um inimigo, critique um sábio e ele agradecerá.

Agora, decida quem você almeja ser…

Texto desenvolvido exclusivamente para o site inspirandoluz.com.br. Publicações não autorizadas em sites ou vídeos comerciais, em forma de texto, vídeo ou imagem, com os devidos créditos ou não, estarão sujeitas à cobrança imediata e aos parâmetros da lei. Imagem pode conter direitos autorais restritos. Grato pela compreensão. 

 

COMENTÁRIOS




Inspirando Luz
Ser luz não é sobre brilhar, é sobre iluminar aonde quer que você vá.